sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Alto-falante

"Nesta nova função, o olhar para o jogo é um pouco diferente do do técnico. Portanto, me preparei para desenvolver este trabalho, não exatamente com a visão do treinador, mas com a visão mais ampla, que vai além de ganhar ou perder"

A declaração é de Lula Ferreira, novo gerente técnico da Liga Nacional de Basquete. O ex-treinador tem experiência suficiente para resolver o maior problema do NBB: a falta de qualidade técnica de quase todas as equipes. Será que ele consegue? E mais: como ele conseguirá?

13 comentários:

eZ disse...

E fui um crítico absurdo desse cara. Péssimo técnico. Mas no passado mais recente, apesar de péssimo treinador, se mostrou entender de basquete. Espero que isso resolva o problema técnico que assola o basquete aqui.

fábio balassiano disse...

fala, ez, beleza?
não sou fã do técnico lula, mas o cara tem bom senso e boa visão da modalidade.
acho que ele está em uma função em que ele pode ter sucesso, até porque ele tem bom trânsito com os demais técnicos.

Abs, fábio

Anônimo disse...

Ele daria um excelente político brasileiro no congresso ou senado.
Nunca diz que sim, e muito menos que não!!!
Tá sempre de bla, bla, bla....

Gabriel disse...

Ele conhece toda a teoria do basquete, e soube aplicá-la quando era técnico do Ribeirão Preto. Quando teve que lidar com grandes estrelas(de verdade e de mentira, como Nezinho) não soube se impor, e se perdeu.
Na função atual ele vai desempenhar bem o seu papel, mas os que poderiam aprender com ele não o farão, porque são prepotentes.

Diogo Aquino disse...

sinceramente, eu sou um crítico impiedoso da CBB e da LNB, sempre que merecem, mas ultimamente tem se batido em uma tecla aki no blog com um pouquinho mais de frequencia do que considero justo.

Óbivio que o NBB tem um sério problema tecnico, e isto esta evidentem tão evidente que na primeira rodada dessa temporada o vitória bateu o record dele mesmo alcançado quando ainda se chamava Saldanha da Gama, como maior saco de pancadas da Liga.

Ocorre que, ainda que tenhamos algumas equipes de tão baixo nível, esta temporada ganhou uma boa leva de reforços de nível, jogadores com passagens por seleções brasileiras de base (como Jordan Bruer), e principal (como Marquinhos), Jogadores de seleções de outros paises (como o Figueroa), e jogadores que foram destaques em torneios continentais (como o Spillers), tem até jogador com passagem na NBA.

O que quero dizer, é que é claro que temos nossos problemas técnicos, no entanto até a NBA vem sofrendo com isso, sofendo tanto que o Magic Johnson apontou em entrevista ressente que um dos meios de resolver o problema da queda de nível tecnico da NBA talvez seja diminuirem o numero de equipes.

Concluindo, quero dizer que do primeiro ano em que só Flamengo e Brasilia tinham times bons de verdade no NBB para essa queé apenas a 3ª edição que podemos contar sem exageiro com: Flamengo, Brasília, Franca, Pinheiros, Uberlandia, São José, Joinvile e Minas com times competitivos, podemos dizer que do ponto de vista tecnico a liga não deu um salto, deu um duplo twiste carpado.

Anônimo disse...

Bala, desculpe utilizar este post para comentar algo que não tem nada a ver com o assunto do post mas o Varejão contra os Sixers ficou com 100% de fg e alem do double double, abocanhou 5 rebotes ofensivos! Fantástico!

Machado

Anônimo disse...

Homem certo para ocupar este cargo.

Anônimo disse...

GUTO

GENTE!!COMO SOMOS INCOERENTES, O LULA, ENQUANTO TÉCNICO DA SELEÇÃO FOI DESMORALIZADO,HUMILHADO E DESRESPEITADO PELA COMUNIDADE DO BASQUETE,INCLUSIVE PELO BALASSIANO.MAS,AGORA ELE VAI RESOLVER OS PROBLEMAS TÉCNICOS DAS EQUIPES,SERÁ QUE EU ENTENDI BEM?
ACREDITAVA QUE SUA FUNÇÃO FOSSE,MONTAR TABELA,INTERPRETAR REGULAMENTOS,ENFIM ATOS INERENTES A PARTE TÉCNICA ORGANIZACIONAL DA COMPETIÇÃO. FORA DISTO ACHO QUE O PRÓPRIO LULA ESTA QUERENDO SER MAIS REALISTA QUE O REI!

fábio balassiano disse...

Machado, eu vi.
Grande jogo do varejão. Ele foi mto elogiado pelo tecnico tb.

Foco feliz por ele.

Abs, fabio

Anônimo disse...

O Lula respeitado pelos outros técnicos! Concordo com o comentário acima, durante TODO o período da seleção o Lula foi incoerente com ele mesmo, chegando ao cúmulo do caso Nezinho. Faltou-lhe atitude por todo o período na seleção. Não deixou nenhum legado a seleção. Ser político foi sempre sua vocação, e jamais confrontar alguém, mesmo que fosse necessário. Ele não teve boas experiências na parte técnica, mas sim VIVÊNCIA por conta dos seus cargos, mas em nenhuma mostrou-se competente. Má indicação, pessoa fraca para um cargo importante, certamente não poderemos esperar grandes mudanças técnicas na liga.
O comentário não é pessoal, pois como pessoa ele é bacana, mas esse cargo exige mais do que ele demonstrou durante sua carreira.
Rafael

Diogo Aquino disse...

Este poste tomou o caminho de avaliar a capacidade tecnica de Lula Ferreira para exercer o cargo de gerente tecnico do NBB, muito tem se falado sobre sua atuação como treinador, no curso dessa avaliação. No entanto, entendo que não há sequer um esclarecimento das reais funções deste cargo.
Oprincipal ponto que tem se levantado é combater o problema do nível tecnico da competição, e como se faz isso? Humildemente acredito que os unicos caminhos são a limitação das equipes que parcipam do torneio, a captação de atletas de auto nível, quer seja por contratação do universo externo, quer seja pela produção interna desses nomes, e por fim, mas não menos importante, a realização de um regulamento que privilegie a parte tecnica.
Na boa se for isso mesmo que o cara tem que fazer, por mais que dentro da minha pretensão eu acredite que tenho uma inteligencia acima da média, e por isso pude identificar ainda que basicamente e de modo gorsseiro o papel do tald erente tecnico da LNB, me vejo obrigado a constatar que qualquer um, com o mínimo de experiencia e conhecimento tecnico da modalidade ja seria suiciente para exercer o cargo, óbivio que isso não ilidiria grande carga de trabalho, sobretudo no que tange observação e pesquisa.
Caso eu esteja equivocado sobre oq ue faz o tal gerente tecnico, toda nossa discussão é em vão. Porque não temos a menor ideia do que o cara tem que fazer.

Anônimo disse...

Lula é um bom nome para assumir qualquer cargo inerente ao basquete. Tem experiência em todas as esferas, desde de base, profissional e até seleção.

O trabalho dele pode até não ter sido grande coisa a frente da seleção, mas acho até meio complicado de julgar. Antes dele quem teve sucesso? Ary Vidal que esteve até 96 com Oscar? Fato é que o material humano que temos hoje é ruim e ponto.

Ao meu ver, é uma geração perdida, tem "derrota" tatuado na testa. Fosse quem fosse o treinador não viria grande coisa, tanto que Magnano tá ai e o máximo q veio foi um 9º lugar. E como o Oscar bem disse, "não dá pra comemorar um 9º lugar".

Vamos observar se o NBB evolui ou não tecnicamente para depois julgar. Afinal, como já foi dito, nem sabemos direito o que ele tem que fazer agora. Vamos esperar por resultados.

Anônimo disse...

Eu não vejo como possa melhorar muito o nivel tecnico do NBB3 a não ser que as equipes venham contratar estrangeiros de ponta,a maioria dos jogadores que estão participando do campeonato da LNB, estão aquem do nivel internacional, até mesmo alguns atletas que fazem parte das varias seleções brasileiras. Não é defendendo a NBB não, ela coordena o campeonato acho que os reponsaveis pelo nivel do campeonato da LNB, são os clubes que contratam os jogadores, vejo desta forma, no momento que os clubes efetuarem grandes contratações e ou atletas de nivel internacional, certamente o nivel do campeonato da LNB será superior ao que presenciamos. Fica a pergunta e os clubes fora Flamengo e CEUB tem recursos para contratar grande jogadores sejam nacionais e internacionais??? que equipe hoje no nacional tem recursos para contratar jogadores de 15 a 30 mil dolares???