terça-feira, 31 de maio de 2011

Olho na defesa do Dallas

No dia 20 de dezembro o Dallas Mavericks venceu em Miami e deixou os Heat tão atordoados que Chris Bosh saiu da partida dizendo: "Para ser sincero, nem sei se eles estavam marcando por zona ou de forma individual". Era a defesa por zona, Bosh, a melhor "zona" da NBA.

Já expliquei isso aqui uma vez (e o engraçado é que naquele texto eu coloquei que: "Os Mavericks não são o melhor time da liga, mas provavelmente são aqueles que praticam a melhor combinação de defesa por zona e individual da NBA. Isso renderá dividendos a eles"), e acho que o Dallas vai começar a final tentando o mesmo antídoto: fechar o garrafão para as infiltrações de Wade e LeBron e "mandar" o Miami chutar.

Deu certo na temporada regular contra a turma da Flórida, deu certo contra os Lakers nos playoffs e deu certo contra o Oklahoma na final do Oeste, mas agora há um fator diferente que Erik Spoelstra conta: James Jones (45,9%) tem arremessado bem pacas de três pontos na pós-temporada. Isso, claro, sem falar no jogo mais efetivo de Chris Bosh perto da cesta.

É claro que de lá pra cá muita coisa mudou (o ataque do Miami continua concentrado, mas as "outras" armas até que aparecem de vez em quando), mas para vencer a decisão o Miami terá que mostrar ao Dallas que sabe atacar contra a defesa por zona. Se conseguir isso, dará alguns passos rumo ao segundo título da franquia. Se esbarrar no mesmo erro dos Lakers (que arremessou mal de fora e não conseguiu nem forçar lances-livres no jogo de contato físico), no entanto, poderá ter o mesmíssimo destino dos angelinos na segunda rodada.

3 comentários:

raul disse...

A defesa por zona pode realmente fazer muita diferença nessa serie. o Técnico do Dallas bem como o time, amam esse tipo de defesa.
o interessante de se observar é que o Dallas não marca zona o jogo inteiro.
As vezes eles marcam individual, mesmo contra o heat na temporada regular foi assim.
Quando o outro time começa a encontrar brechas na defesa zona 2-1-2 eles mudam para individual ou mesmo para uma zona 2-3.
Isso realmente pode confundir os mais desavisados como o Bosh, mas é isso mesmo que manda o manual do Basquete, torço pelo Dallas e por um basquete mais coletivo e mais inteligente.

Nezinho disse...

Defesa por zona é coisa de covarde!

raul disse...

comentário RIDÍCULOOOOOOOOOOO, Nezinho