terça-feira, 16 de março de 2010

À espanhola

No final de semana das estrelas em Uberlândia, comentei com os membros da Escola de Treinadores que por trás da idéia da associação deveria existir uma espécie de fórum, para que os técnicos pudessem trocar informações. Um site, disse, seria uma idéia bem plausível e interessante, principalmente para que profissionais de regiões mais afastadas dos grandes centros se atualizem.

Há quase um ano, aliás, escrevi aqui que o site da CBB deveria dar uma repaginada em sua seção Departamento Técnico, e nada mudou. Não há, por exemplo, indicação de livros, vídeos e palestras, restringindo demais o estudo (que já é pequeno) dos nossos técnicos. Ao invés de estimular, a Confederação faz o contrário: não fornece insumos para os treinadores se atualizarem. Para uma entidade que deveria ser fomentadora, é um péssimo sinal.

Por isso vale a pena dar uma olhada no "Club del Entrenador", que a Federação Espanhola disponibiliza em seu site (imagem da página inicial abaixo). Há notícias, artigos, conteúdo exclusivo para os técnicos, dicas para a formação de atletas, análises táticas, blogs e muito mais. Tudo, portanto, que profissionais que precisam se capacitar procuram.

Se quisermos começar a capacitar os técnicos daqui, seria muito bom se a CBB, que tanto se espelha na FEB, adotasse um sistema parecido.

17 comentários:

Anônimo disse...

Vou criar um blog aqui tambem e meter o pau em todo mundo. Isso e facil, facil!!!!

fábio balassiano disse...

fica à vontade, anônimo.
só use os acentos.
seus leitores agradeceriam.

e não é só "meter o pau em todo mundo". a sugestão está no post. basta lê-lo corretamente.

abs, fábio

Anônimo disse...

pau que nasce torto nunca se endireita!!!

sobre colocar acentos Bala, tem gente que mora em outro pais e não usa o programa de português.....
sou do teu time , mas que vc mete o pau em todo mundo , isso é verdade

Duda 11 disse...

ISso não é "meter o pau", isso é mostrar que o estágio do basquete espanhol é muito melhor que o nosso hoje por causa de detalhes importantes como esse!!!

Anônimo disse...

Fabio, estamos no Draft Brasil tentando contribuir com os treinadores brasileiros com um projeto ousado e estamos engatinhando ainda. O trabalho é enorme porém acredito que poderemos ajudar a catalogar vários artigos interessantes e em português, que é o mais dificil de achar.

Claro, sei que muitos treinadores dominam o inglês, espanhol, italiano e outros, porém se tivermos uma base de dados em português é ainda mais fácil atingir o pessoal que está estudando as linguas.

Estou traduzinho artigos em inglês e espanhol e voltaremos no mais tardar, abril/maio com mais artigos publicados. Como tudo é feito sem fins lucrativos, tem horas que temos que tocar a vida pessoal e profissional, logo atrasos existem, nada é perfeito, mas somente de recomeçar o projeto que paramos no final do ano, já é um desafio pra mim e tanto !

Disponibilizo para você os endereços:

http://coachdraftbrasil.forumbrasil.net/

Apresentação da ídeia do Projeto:
http://www.draftbrasil.net/wordpress/?p=1801

Acredito que é uma forma de nós no Draft Brasil ajudarmos realmente aos técnicos ! E por isso estou envolvido !

Se a CBB tivesse um pouco de atenção, veria que nos quadros dos colaboradores temos técnicos até mesmo de Seleção Brasileira de Base, logo, o anseio por melhorias nessa parte técnica existe e gente para trabalhar nisso também !

Um grande abraço, Henrique Lima

fábio balassiano disse...

fala, henrique, conheço os dois sites e sou leitor de ambos diariamente.
mas apontei um caminho pra cbb. o site de vcs pode, sim, ser um modelo bastante legal.

sobre o fato de "meter o pau em todo mundo", eu considero isso senso crítico. dos últimos posts, aliás, só houve elogios.

que bom, então, que eu voltei a ser o chato da parada.

abs, fábio.

Anônimo disse...

Meter o pau eu não escrevi nada rsrs


Porém o pessoal não entende crítica construtiva de crítica destrutiva.

Já andei pelo site da CBB tentando achar coisas mais interessantes para estudar, porém não tem.

Fazer o que ? A realidade é esta e deve ser criticada.

E isso porque fazem clínicas pelo país o tempo todo. Se o problema é pagar, ninguém quer ceder nada de graça, ok, que cobre um preço lógico pelo que estão colocando no ar, simples.

O triste é não existir nada ou até existe, porém sem informação, sem divulgação, sem nenhum cuidado com o que poderia ser muito bom.

Mas Bala, sempre vai ter gente achando que isso é blá blá blá, cornetada, etc .. para estes, a solução realmente não existe.

Anônimo disse...

Meus amigos esperar algo tecnico e profissional da CBB, brincadeira com aquela gestão amadora do Sr.Carlos Omisso Nunes, o cara acho que nem sabe que é presidente da CBB pq todo mundo manda nele, como dizem se elegeu presidente e continua aquele simples assessor do Grego, que não manda nada e nem saber orientar sobre nada, tudo como dizem dentro da CBB, fala com Brunoro. Hoje esta dificil dizer quem é o grande responsavel disto tudo se o omisso do presidente ou marketeiro em causa propria do brunoro.

fábio balassiano disse...

henrique, nao foi pra vc.
foi ao anônimo...
ahahahaha

abs e vlw.
fábio

Anônimo disse...

so elogios por que vc censura as criticas, assim fica facil!!!

fábio balassiano disse...

elogios nos posts, amigo anônimo...
é difícil de entender mesmo...

e, sim, eu censuro todas as críticas. sou muito vaiodoso, egocêntrico e com problemas de auto-estima...

abs, fábio

Unknown disse...

Caramba, o site da Federacíon Española é muito bom, ja havia lido dois livros sobre basquete em espanhol, porem antigos, que mesmo sendo de muitas decadas anteriores me ensinaram muito, Ja favoritei o site e assim que terminar de ler o "CESTAS SAGRADAS" pela segunda vez seguida, vou imprimir os aritgos de la e estudar. Muito bom mesmo. Leitura obrigatoria a muitos tecnicos que se acham os fodoes. como sempre digo:

Treinar bons jogadores e ser campeao eh facil

O dificil é pegar a rapa do basquete e fazer um bom trabalho!

Obrigado pela dica Fabio

Abraços

Anônimo disse...

Críticas ao Presidente atual da CBB sempre são publicadas neste blog, mesmos quando ofensivas e sem qualquer fundamento. Se o Presidente atual é democrático, ao contrário do anterior, as viúvas do Grego não precisam ofendê-lo, fazendo gracinhas com seu nome.
Vão se informar melhor antes de escreverem críticas infundadas.
Abçs
Paulo rogério

Anônimo disse...

Ai Paulo Rogério, acho que vc precisa se informar melhor do que vem acontecendo na CBB, pelo visto vc é daqueles em tudo o que esta sendo dito entra lá, procura saber o que acontece nas reuniões do conselho que certamente como inteligente que é não escreveria o que escreveu.

Anônimo disse...

Ai paulo acho que vc precisa se intera melhor do que acontece na CBB , principalmente nas reuniões do conselho, e mais unas coisitas mais quando começar a conhecer um pouco o mecanismo da CBB, certamente não vai mais escrever o que escreveu.

Anônimo disse...

Bala acho que este blog sempre foi imparcial, infelizmente vc divulga criticas a CBB pq somente existem criticas, não tenho duvida que se existisse elogios vc divulgaria da mesma forma.

Anônimo disse...

Sei muito bem o que acontece no Conselho e na Assembléia. Talvez, alguns estados que não tem basquete e levam propostas absurdas estejam descontentes. Mas, aqueles que tem algum trabalho e levam idéias interessantes, sem qualquer outro objetivo por trás, são contempladas. Se vcs fossem informados suficientemente para saber o desempenho exepcional do Presidente Carlos Nunes na última assembléia, certamente não escreveriam o que escrevem aqui. Como quem participa do Conselho Consultivo são apenas presidentes de Federação, perguntem para aquelas que possuem alguma inteligência como é o desmpenho da tual gestão. Deixem seus complexos de vira lata para trás e passem a olhar a coisa com bons olhos. Sds Paulo Rogério